Museu Encantado da Barbie

Alguns dias atrás, assisti na televisão uma matéria sobre os "50 anos da Barbie" e nesta matéria falavam sobre o Museu Encantado. Fiquei curiosa e no dia 11/06/09, feriado de Corpus Christi, eu, minha amiga de infância Vanessa, sua filha de 7 anos (Júlia) e o Jú fomos conhecer o museu que fica no Shopping Cidade Jardim e tem a entrada franca.

Nos perdemos muito para ir até lá, mas o passeio valeu a pena. A exposição é fantástica! São cerca de 500 Barbies distribuídas em 7 salas: 50 Faces, Vintage, Fashion, Luxo/Noivas, Cenas da Vida, Astros & Estrelas e Planetário. Todas as bonecas são do acervo de Carlos Keffer (que inveja) que é também o curador da exposição. Ele estava presente e foi muito simpático com os visitantes.

Foi uma viagem no tempo! A sala de entrada é toda cor-de-rosa e tem um bolo enorme no centro. Dentro desse bolo estão 50 bonecas que mostram as principais transformações sofridas pela boneca ao longo de 50 anos. Muito legal observar que a boneca tem sua história, que é contada nas paredes da exposição.

Algumas bonecas são raridades e nunca foram expostas, como é o caso da 1ª Barbie criada em 1959. Essa Barbie foi relançada esse ano e pode ser encontrada por U$ 289,90 no eBay.

Todas as bonecas expostas tem uma plaquinha com o ano de sua criação e algumas características.

A cada boneca que olhávamos fícavamos mais admiradas. Algumas bonecas ainda podem ser encontradas nas lojas, outras fizeram parte da nossa infância. Mas o mais interessante é conhecer as bonecas que não foram lançadas no Brasil ou que são itens exclusivos de colecionadores. Existem muito mais Barbies do que podíamos supor.

Na exposição também encontramos a família da Barbie, suas primas, irmãs, amigas e namorados. na parede existe um quadro com a árvore genealógica da boneca.



Na sala Vintage estão as Barbies lançadas entre 1959 e 1972, o que chama a atenção nessas bonecas é a riqueza dos detalhes, a maquiagem, os penteados e as roupas, que foram inspiradas em estilistas famosos da época. No centro dessa sala também encontramos a 1ª casa da Barbie, toda feita em papel. Muito detalhada. Imagina isso na mão de um criança hoje, não iria durar nem 5 minutos.

Na sala fashion pudemos observar que a Barbie acompanhou a história, adaptando os seus trajes e acessórios as tendências de moda de cada época.

A sala Luxo/Noivas mostra como a Barbie é glamurosa, mostra a riqueza e elegância de seus trajes, incluindo os de banho e as lingeries. Tudo isso sem falar nos vestidos de noiva que são uma atração a parte.


Na minha opinião a sala Astros & Estrelas é a mais interessante. Nela encontramos uma homenagem aos desenhos animados, contos de fadas, seriados de tv, cantores, cantoras, atores, atrizes e grupos musicais. Tudo muito detalhado e retratado com perfeição.



Na sala Cenas da Vida estão as várias profissões que a Barbie já exerceu, o seu grupo de rock, suas amigas, os momentos praia e a cena em que se apaixonou por Blaine, após romper o relacionamento com o Ken.



No Planetário encontramos Barbies de diversas nacionalidades. Dando destaque para os aspectos culturais e folclóricos de cada região. As brasileiras são: gaúcha, a caipira e a baiana. Também estão lá a porta-bandeira, a "Maria Bonita ", a princesa da Oktoberfest entre outras.



A última sala da exposição é uma brinquedoteca, com muitas Barbies e acessórios. Não resistimos e fomos brincar um pouquinho. Voltamos a ser criança mesmo! Até foto com a Barbie nos tiramos! Deu uma saudade das minhas bonecas, das amigas de infância, das brincadeiras... Acho que estou ficando velha! rsrsrs

A volta foi mais tranquila, pegamos a Ponte Estaiada (muito bonita, por sinal) e paramos em um Mc Donald´s, pois a Júlia estava com fome e no Shopping Cidade Jardim não existe nada parecido com um Mc.


Comentários