Passeio em Salesópolis

Como ainda estamos vivendo a pandemia os programas para as férias de julho tiveram que ser muito bem pensados. Buscando sair da rotina de uma maneira divertida decidimos nos aventurar por Salesópolis, cidade que fica a pouco mais de 100 km de São Paulo.

Dia 1

Nossa aventura começou na sede da Salesópolis Adventure, onde havíamos agendado um passeio de quadriciclo.

Começamos colocando os equipamentos de segurança (colete e capacete), assistindo a um vídeo com algumas instruções e fazendo uma aulinha básica de direção. Depois de treinar um pouquinho na rua da agência partimos para o passeio. O Daniel foi na minha garupa e a Luiza foi com o papai.

Fizemos o Roteiro de Inverno, que já começa em uma estradinha de terra. O nosso grupo contava com quatro duplas e um instrutor. Eu nunca havia pilotado um quadriciclo e confesso que fiquei com medinho, principalmente por estar com o Dani na garupa. Os comandos do veículo não são complexos, mas para quem nunca dirigiu nem moto... O Dani levou vários trancos e achei que tanto ele e a Luiza iriam ficar com medo, que nada, nesse dia os pequenos estavam super radicais e amaram a aventura.  O roteiro conta com muitas subidas por trilhas e estradas de terra, a cada curva o visual fica ainda mais lindo, a vista do Rio Claro e do Rio Tietê é de tirar o fôlego!

Gostaria de ter feito alguns vídeos durante o passeio mas não tive coragem, precisava usar toda a minha concentração para não derrubar o Daniel.

O ponto alto do passeio (bem alto mesmo) foi a parada na Rampa de Voo Livre do Pinheirinho, para chegar até lá precisei de quase toda a minha coragem para encarar alguns muitos metros de subida íngreme. Mas valeu a pena, a vista lá de cima é linda e ainda pudemos observar algumas pessoas pulando de paraglaider. As crianças ficaram encantadas.

Depois de 3h de muitas subidas, descidas, poeira no rosto e paisagens espetaculares o passeio chegou ao fim. Amamos e os meus pequenos radicais já querem voltar! Preciso deixar registrado que o atendimento na Salesópolis Adventure é excelente desde o primeiro contato até a finalização do passeio. Eles fazem questão de que todos se divirtam mas não descuidam nem por um minuto da segurança, meu agradecimento especial ao Leandro que foi super paciente com  a mamãe medrosa aqui.

Por indicação da agência fomos almoçar no Restaurante da Fazenda, onde se paga um preço fixo e se come a vontade, incluindo as sobremesas. A comida é variada e saborosa, em sistema self-service e é obrigatório o uso de máscara e luvas para se servir. O salão é enorme e como estava vazio conseguimos manter uma enorme distância das outras pessoas. Rola música sertaneja ambiente em um volume bem alto, para entrar mesmo no clima de fazenda. Na área externa tem parquinho, lago para pescaria e estátuas de cavalos e vaquinhas para que as crianças possam brincar.

A Luiza brincou no parquinho, que é bem legal, mas para a minha decepção ela era a ÚNICA criança com máscara! Minha pequena me encheu de orgulho ao demonstrar que além de usar a máscara direitinho (não usar corretamente nunca foi opção aqui em casa) ela ainda procurava manter distância das outras crianças.

Saímos do restaurante bem alimentados e fomos conhecer a nascente do Rio Tietê. A entrada no parque custa 6 reais e o passeio é rápido mas interessante. As três trilhas que existem no local terminam na nascente do rio, como já era final de tarde e estávamos exaustos escolhemos a mais curta, que tem uns 200m. É incrível observar como a natureza é perfeita, de alguns filetes de água que escorrem entre as pedras nasce um rio enorme. Um funcionário do local dá uma aula sobre o Rio Tietê, vale o passeio.

Como o nosso objetivo era só passar a noite, escolhemos uma hospedagem simples e barata,  o Recanto da Barra, mais uma surpresa boa. A Léia nos atendeu com tanta simpatia que parecia que estávamos chegando na casa de um parente e não em uma pousada, o clima seguiu assim durante toda a hospedagem. O quarto em que ficamos é muito bem decorado, limpo, com lençóis e toalhas de ótima qualidade, além de uma linda vista para o lago.

Dia 2

Aproveitamos a manhã para passear pela pousada que tem piscina, cama elástica, espaço pra jogar bola e lago para pescaria e um pouco antes do almoço partimos para a segunda cidade do nosso roteiro, Guararema.

Tínhamos vários planos para essa cidade, queríamos conhecer alguns parques e almoçar no restaurante do mirante, mas ao chegar no centro da cidade nos deparamos com uma multidão! Insistimos, estacionamos o carro e fomos até o Recanto do Américo (Pau d'Alho), um parque super charmoso, que passa em cima do Rio Paraíba do Sul, mas não deu, estava uma verdadeira aglomeração, os restaurantes da avenida principal estavam abarrotados! Tomamos um sorvete sentados na calçada de uma ruazinha mais tranquilas e pegamos o caminho de casa.